I MAIA 2011

CINUSP | 30 Maio a 03 Junho 2011

No desenvolvimento da arqueologia como ciência interdisciplinar, os arqueólogos abriram novas perspectivas ao estudo do passado da Humanidade frente aos objetos, ruínas e paisagens. A partir dos diversos remanescentes do trabalho humano, eles produzem narrativas sobre nossa trajetória e presença no Mundo: presença que continuamente o transformou no grande habitat de nossa espécie.

Os vestígios arqueológicos compõem assim o vasto mosaico da memória dessa ampla transformação, no curso do tempo. Acostumados com tantos instrumentos, seja nos trabalhos em campo, seja em laboratórios, os arqueólogos passam a experimentar os instrumentos de registro audiovisual, que os ajudam a expressar suas narrativas sobre culturas e sociedades, mas também sobre permanências e transformações. Os recursos audiovisuais inserem-se cada vez mais em seus estudos e contribuem para a comunicação do conhecimento elaborado pela arqueologia, narrativas da história sobre o passado humano, porém, elaboradas na realidade do tempo presente, com seus conflitos e contradições.

A arqueologia é ainda tema ou meio por onde transitam diretores, produtores audiovisuais e estudantes na construção de obras que abordam, por exemplo, a história e o tempo, a sociedade e o poder, a cultura, a arte. MAIA, em sua primeira edição, surgiu no contexto da II Semana de Arqueologia, realizada no mesmo período, de 30 de maio a 03 de junho de 2011, importante iniciativa conjunta de alunos de pós-graduação em arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.

MAIA abriu a tela do CINUSP para produções audiovisuais de diversas experiências em arqueologia no Mundo. A Mostra teve dois tipos de sessões: Obras Selecionadas, a partir da seleção realizada pelo Júri das obras inscritas; e três Sessões Especiais, respectivamente a Abertura da primeira edição da Mostra, o lançamento de nova série da TV USP e, concluindo o evento, a exibição de obras produzidas no MAE USP. Estas sessões foram acompanhadas por debates com a presença de arqueólogos, documentaristas, produtores audiovisuais e educadores, constituindo-se um novo canal de diálogo e troca entre experiências no universo da arqueologia, aproximando-a do público.

Silvio Luiz Cordeiro
Diretor MAIA

 


Abertura

 

Las Manos en La Tierra
Virgínia Martínez | Uruguai | 52′ | 2010
Um grupo de arqueólogos da Universidad de la República escava em um quartel, em busca dos restos dos corpos de detidos e desaparecidos durante a ditadura militar no Uruguai.

 


Obras Selecionadas

 

Anadenanthera
Benjamin Gelcih | Chile | 3′ | 2011
Relatos do uso da Anadenanthera Colubrina var. Cebil, planta subtropical da encosta oeste dos Andes.

 

Os Canais de Saturnino
Carlos Oliveira | Brasil | 27′ | 2010
A história da implantação dos canais de drenagem na cidade de Santos projetados por Saturnino de Brito nas primeiras décadas do século XX.

 

Espelho d’Água
Joca Veiga e Roberta Meyer | Brasil | 25′ | 2009
Os primeiros resultados científicos da escavação arqueológica no sambaqui Cubatão 1, em Joinville, Santa Catarina.

 

Paisagens em Branco
Andrés Zarankin e Sarah Hissa | Brasil | 10′ | 2011
Registro intimista dos trabalhos de campo do projeto Paisagens em Branco: Arqueologia Histórica Antártica realizados nas Ilhas Shetland do Sul.

 

O Velho do Rio
Leonardo Alves de Oliveira | Brasil | 20′ | 2011
A paleontologia compartilha diversas técnicas de escavação com a arqueologia. No documentário, a história de Robson Araújo, alcunha Velho do Rio, na sua luta para a preservação e divulgação dos rastros pré-históricos de dinossauros no leito do Rio do Peixe, Paraíba.

 

Un Visage pour la Préhistoire
Guillaume Terver | França | 52′ | 2008
Mostra a maior coleção de arte pré-histórica do mundo doada ao National Archaeology Museum.

 

Vitae
Alex da Silva Martire | Brasil | 12′ | 2011
Animação. Metáfora sobre o cotidiano dos seres humanos e o objeto de estudo da Arqueologia.

 

Vestígios Pré-Históricos no Cariri Paraibano
Vinícius de Souza Melo | Brasil | 15′ | 2010
Relatos sobre vestígios pré-históricos encontrados no Cariri Paraibano.

 


Séries

 

Pinturas e Gravuras Rupestres na Chapada Diamantina
Carlos Etchevarne | Brasil | 30′ | 2010
Série com o registro audiofotográfico do acervo de arte rupestre existente em 5 municípios da Chapada Diamantina, Bahia: Brotas de Macaúbas, Iraquara, Lençóis, Morro do Chapéu e Palmeiras.

 

Ilhas Míticas
Antonieta Costa | Portugal | 2008
Ilhas Míticas é uma série de 5 documentários que remetem para as origens das principais festividades e práticas populares açorianas.

 


MAE USP

 

Siracusa Cidade Antiga
Silvio Luiz Cordeiro | Brasil – Itália | 26′ | 2009
Documentário selecionado pela XX Rassegna Internazionale del Cinema Archeologico, Rovereto, Itália, 2009.
Uma das maiores cidades gregas na Antiguidade, Siracusa situa-se na maior ilha do Mar Mediterrâneo – a Sicília – no cruzamento de vias marítimas milenares, frequentada por povos diversos na história. Fundada no século VIII a.C. na pequena ilha chamada Ortígia, antes um istmo habitado por indígenas, Siracusa abriga as várias cidades que lá existiram, no curso de sua história: invadida por sucessivos povos, a cada novo domínio imprimiu-se na paisagem urbana dessa antiga pólis as transformações movidas pelos que ali chegavam e passavam a habitar a cidade, cada um deixando as evidências de sua presença, hoje vistas nos sítios arqueológicos que tornam Siracusa Patrimônio da Humanidade. A partir de um relato de viagem da equipe do Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga à Sicília em 2007, o documentário mostra as impressões de seis siracusanos sobre a sua cidade: entre os tempos de um mesmo lugar, do passado remoto à vivência do presente, a memória de uma cidade viva!

 

Asurini – Expedição Etnoarqueológica à Terra Indígena Kuatinemu
Fabíola Andrea Silva e Silvio Luiz Cordeiro | Brasil | 35′ | 2011
Documentário selecionado pela XXIII Rassegna Internazionale del Cinema Archeologico, Rovereto, Itália, 2012.
A expedição etnoarqueológica pelo Ipiaçava, em busca dos antigos assentamentos Asurini, durou 12 dias. Para os Asurini, esta experiência foi uma oportunidade de (re)ver uma parte da sua trajetória nestas terras do Xingu. Os dias em que passamos juntos na mata mobilizaram um profundo dialogo entre jovens e velhos, entre o passado e o presente Asurini.

 

Engenho dos Erasmos – Imagens da Redescoberta
Silvio Luiz Cordeiro e Andre Costa | Brasil | 15′ | 2003
Entre as ruínas do velho engenho quinhentista, um grupo de jovens estudantes inicia uma redescoberta.

 

História de Objetos – Memórias
Andre Costa | Brasil | 15′ | 2010
Relatos de participantes sobre suas experiências nas Oficinas para a Terceira Idade: Arqueologia e Memória.

 


Lançamento TV USP

 

Sobre a Congada de Ilhabela: Contexto e Desterro
Eduardo Kishimoto | Brasil | 26′ | 2004 – 2011
O bairro São Francisco, em São Sebastião, onde desenvolveu-se a Congada do Bairro, abriga um sítio arqueológico onde pode ter funcionado um entreposto clandestino de comércio de escravos, possivelmente provenientes da Baía de Castelhanos, em Ilhabela.

 


I MAIA 2011

 

Direção e Curadoria
Silvio Luiz Cordeiro

 

Produção
Silvio Luiz Cordeiro
Jacqueline Plaça

 

Comunicação
Daniela Puccini
Jacqueline Plaça
Rodrigo Suñer
Silvio Luiz Cordeiro

 

Design e Programação Visual
Silvio Luiz Cordeiro

 

Júri
André Fratti Costa
Astolfo Gomes de Mello Araújo
Cibele Aldrovandi
Elaine Hirata
Luiz Bargmann
Paola Prestes
Patrícia Pontin
Renata Ribeiro
Wagner Souza e Silva